NOS PASSOS DE FRANCISCO

TEMA: COM MARIA NOSSA MÃE – BASÍLICA DE SANTA CLARA
NA ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS
Jo. 19,25-27
Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Cleofas, e também Maria Madalena. Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: — Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: — Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.

CONHECER FRANCISCO

Na Basílica de Santa Clara, Francisco exerceu várias vezes o ministério de pregador, foi ali que fez a sua primeira pregação. Nela o corpo de Santa Clara permaneceu enterrado de baixo do altar principal durante seis séculos, até 23 de setembro de 1850, quando foi encontrado intacto. Na capela das relíquias se conserva o autêntico Crucifixo de São Damião, pois está estreitamente ligado ao processo inicial da conversão de São Francisco: seu encontro com o Crucifixo e sua Missão ao mundo diante deste Crucifixo São Francisco rezou muitas vezes.

Canto
REFLEXÃO

A presença do venerável corpo de Santa Clara, neste lugar, da motivo para muitas reflexões sobre o valor desta admirável mulher e sobre sua sólida espiritualidade. Mas vale, sobretudo, aprofundar o significado que tem a mulher na vida franciscana, o papel que Clara exerceu na vida de Francisco, o alcance e as dimensões da profunda amizade que os uniu.

ORAÇÃO
Ó Maria, Virgem Santíssima, não há outra semelhante, nascida neste mundo, entre as mulheres; filha e serva do Rei altíssimo, o Pai celeste; mãe de Jesus Cristo Nosso Senhor;
esposa do Espírito Santo. Amém.