14/09 – Festa da Exaltação da Santa Cruz – Festa do Instituto

“Algumas pessoas não cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz? Podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes: exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”. Assim o Papa Francisco explicou a festa que é celebrada neste dia 14 de setembro: a Exaltação da Santa Cruz. Francisco assegurou que “a Cruz de Jesus é a nossa única e verdadeira esperança”. O Santo Padre assinalou que “quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus para cada um de nós e a raiz da nossa salvação. ‘Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro’”.
Celebramos hoje também 160 anos da chegada de Madre Catarina com suas companheiras ao Cairo no Egito.
“Sei que este Instituto é obra de Deus; tenho confiança que Ele o fará crescer e ir avante vencendo todos os embates contrários”. Madre Catarina Troiani
O Instituto das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria é a realização de um sonho de Madre Catarina Troiani, e foi fundado no Cairo do Egito em 14 de setembro de 1859. Tem como proposta viver o Evangelho de Jesus Cristo na contemplação e na atividade missionária, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. Segundo o seu ministério específico, dedicam-se à Evangelização principalmente por meio de obras educativas e assistenciais. Beata Catarina Troiani fez com a sua intervenção na História, principalmente aqui, para as crianças abandonadas, doentes, esquecidas e excluídas levando a elas a paz e o bem, mostrando a face do Cristo Amor e ao mesmo tempo acolhendo e educando. Poder celebrar mais um ano relembrando alguém que teve grande atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de júbilo e celebração. E é, também, uma oportunidade para perceber o sentido da nossa existência e missão, como Irmãs franciscanas. É tempo de olhar para trás, buscar inspiração em nossas raízes, para, a partir delas, projetar o futuro – um novo começo. Hoje é “um dia de Graça”, que queremos viver como Família do Imaculado Coração de Maria – continuando o trabalho que foi criado por nossa fundadora aqui no Colégio CICM procurando mais do que conhecimentos e informações formar nossos alunos na paz e no bem cultivando sempre os valores e nutrindo um profundo sentimento de gratidão ao Senhor. O dia de hoje quer ser, ainda, uma ocasião preciosa que nos é oferecida para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança e sonhar o futuro da missão, com a força da novidade do Evangelho, com coragem e visão profética, deixando-nos guiar pelo Espírito que sempre nos aproxima de Deus. É uma oportunidade de renovação espiritual: pessoal, comunitária, ocasião para tornar mais vivo o carisma, e tornar Beata Catarina Troiani sempre atual como foi em toda a sua breve trajetória de vida em missão depois do tempo de clausura. E agora vamos todos nesse dia 14 de setembro agradecer a Deus pela dedicação de tantas irmãs que iniciaram no Egito até chegar ao Brasil trazendo paz e bem e educando nossas crianças com amor…