Neste dia 14 de setembro, o nosso Instituto louva e agradece à Deus, pelo desejo que suscitou em Catarina Troaini de salvar almas além-mar. A partir deste desejo teve início a missão de nosso Instituto, há 165 anos.
Catarina Troiani chegou ao Cairo, no Egito, juntamente com mais 5 irmãs em 1859, festa da Exaltação da Santa Cruz. Ali, logo abriram uma escola. Realizava-se, assim, o grande ideal missionário de Catarina.
Ela percebeu essa missão como algo que brotou de sua união íntima com Cristo Crucificado, e como Francisco, decidiu reparar a parte da Igreja no Egito e partilhou com os últimos a comunhão, o serviço e o testemunho.
João Paulo II a proclamou bem-aventurada, o que quer dizer que não só está viva mas que também foi colocada como exemplo de vida evangélica. Portanto, Me. Catarina está no nosso meio: mãe e irmã dos pobres, dos abandonados, dos órfãos, dos escravos, dos sem esperança, dos pecadores… pela consoladora realidade da Comunhão dos Santos, que é a Igreja; está no meio de nós, com o coração e a ação das suas irmãs missionárias, as quais são chamadas pelo Espírito a conservar o seu carisma, perpetuando-o pela vida e pelas obras.