Capítulo das Esteiras – Acolhida da Superiora Provincial Ir. Ana Francisca Grilo

[blockquote author=”” link=”” target=”_blank”]O Senhor me deu Irmãos[/blockquote]

A alegria de viver com as irmãs

Com muita alegria acolho cada Irmã para juntas celebrarmos o Capítulo das Esteiras.

Temos a honra e alegria da presença do Frei Antônio Corniati e de Ir. Paola Fortunio.

Neste tempo da graça do Senhor queremos celebrar simplesmente a vida fraterna.

Nestes dois dias do Capítulo das Esteiras, vamos nos debruçar com atenção e ternura sobre o Tema: O Senhor me deu Irmãs ; A Alegria de viver com as Irmãs, tudo perpassado por um intenso espírito de gratidão a Deus. Além dos momentos celebrativos, a alegria pelo reencontro será manifestada nos momentos recreativos e de convivência fraterna.

Há 800 anos atrás São Francisco reuniu cerca de cinco mil frades, para o chamado Capítulo das Esteiras, com o desejo de ser expressão do diálogo e da esperança. Assim lemos em I Fioretti:

“O fidelíssimo servo de Cristo S. Francisco de Assis reuniu uma vez um capítulo em Santa Maria dos anjos, no qual capítulo estiveram presentes para mais de cinco homens.

Não se ouviu em tal multidão uma palavra inútil ou frívola; mas em cada lugar onde se reunia um grupo de frades, ou oravam ou diziam o ofício, ou choravam os seus pecados e os dos seus benfeitores ou tratavam da salvação da alma. E havia naquele campo cabanas de vime e de esteiras, divididas em turmas para os irmãos de diversas províncias; e por isso chamaram a este capítulo de Capítulo dos vimes ou das Esteiras. Os leitos deles eram a terra nua, e alguns tinham um pouco de palha; os travesseiros eram pedras ou paus.

Estando, pois, reunido o capítulo geral, o santo pai de todos e ministro geral São Francisco com fervor de espírito anuncia a Palavra de Deus, e prega em altas vozes o que o Espírito Santo lhe manda dizer:

Ordeno-vos pelo mérito da santa obediência, a todos vós reunidos aqui, que nenhum de vós se preocupe com o que tenha de comer ou de beber, ou com as coisas necessárias ao corpo, mas aplicai-vos somente a orar e a louvar a Deus, e toda a solicitude do corpo deixai a ele, porque ele terá especial cuidado convosco. ” (I fioretti Cap 18; p. 1115).

Nós também hoje reunidas aqui em Santa Maria dos Anjos, na Providênciadivina do mesmo nome “Santa Maria dos anjos” a recordar-nos os nossos primeiros irmãos e o espirito que permeava as suas reuniões, queremos rezar, narrar nossas experiências, retemperar o amor fraterno e retornar com novo ardor e renovado fervor o nosso caminho de evangelização.

É um Capítulo das Esteiras, porque será o mesmo espirito de fraternidade, de alegria, de essencialidade que vai animar o nosso “estar juntas”.

A nota dominante seja o “nosso estar juntas com alegria’ louvando o Senhor que nos reúne entorno a si para refazer-nos e remandar-nos às nossa fraternidades cheias de entusiasmo, de fé e de amor. E nossa Madre Catarina vai nos dizer: Estou contente que estais em perfeita paz e união; isto é o meus desejo…

Que possamos viver nestes dias na alegria, nossos sonhos, nossas esperanças, nossa ação de graças, nosso perdão e nosso grande desejo de nos reencontrarmos como Irmãs:  Reuniam-se com prazer e gostavam de estar juntos: para eles era pesado estarem separados, o afastamento era amargo e partir era doloroso (1 Cel 39).

Rezemos para que esta celebração desse capítulo seja um verdadeiro ‘kairós’, um tempo especial da misericórdia de Deus, da sua bondade e ternura, e um tempo de conversão para cada uma de nós e para nossas fraternidades.

Recordando as Palavras do saudoso Papa São João XXIII PARA A CONVOCAÇÃO
DO CONCÍLIO VATICANO II peçamos que Repita-se agora, na família cristã, o espetáculo dos apóstolos em Jerusalém. E digne-se o divino Espírito ouvir da maneira mais consoladora a oração que todos os dias sobe de todos os recantos da terra: “Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes; (Humanae Salutis 23)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
X