“Coragem, desconfiança de si mesmas, confiança em Deus e tudo correrá bem. Os méritos de Jesus Cristo pagam os nossos débitos”

São Lucas 4,16-30

Foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”. Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele. Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”. Todos lhe davam testemunho e admiravam as palavras encantadoras que saíam de sua boca e diziam: “Porventura não é este o filho de José?” Disse-lhes então Jesus: “Certamente me aplicareis este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo!’ Todas aquelas coisas que, segundo ouvimos, fizeste em Cafarnaum, faze-as também aqui em tua pátria!” E acrescentou: “Na verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua terra. Na verdade vos digo: havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado durante três anos e seis meses e houve grande fome em todo o país. Entretanto, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que morava em Sarepta, no território de Sidônia. E havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi curado, mas sim Naaman, o sírio”. Ouvindo essas palavras, encheram-se de cólera todos os que estavam na sinagoga. Levantaram-se e expulsaram Jesus da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual estava edificada sua cidade, para o precipitarem de lá. Mas ele, passando pelo meio deles, seguiu seu caminho…

Beata Catarina Troiani fez sua caminhada em uma terra distante da sua também e no Egito ela iniciou sua missão salvando almas para Deus e seguindo o que Jesus ensinou que quem fizesse bem aos pequeninos era a Ele que o fazia. E nessa palavra ela também foi uma enviada por Deus que não iniciou a missão na sua Pátria, mas que a estendeu por vários lugares.

 

 

X