Neste 4° Domingo da Páscoa, somos convidados a rezar pelas vocações, devemos pedir “ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Lc 10,2).
Na mensagem para este dia, o 61° dia mundial de oração pelas vocações, o Papa Francisco nos diz que: “O Dia Mundial de Oração pelas Vocações convida-nos, cada ano, a considerar o precioso dom da chamada que o Senhor dirige a cada um de nós, seu povo fiel em caminho, pois dá-nos a possibilidade de tomar parte no seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida.”
Dentre os diferentes estados de vida, está o da Vida Religiosa Consagrada, o qual desempenha uma missão particular na Igreja. O Papa Francisco ao se dirigir aos consagrados, escreve assim: “Penso nas pessoas consagradas, que oferecem a sua existência ao Senhor quer no silêncio da oração quer na atividade apostólica, às vezes na linha de vanguarda e sem poupar energias, servindo com criatividade o seu carisma e colocando-o à disposição de quantos encontram.”
De forma especial Me. Catarina, fundadora do nosso Instituto, possuía uma grande confiança de que essa obra era de Deus e Ele mesmo o faria crescer, suscitando sempre novas e santas vocações.
Por isso neste dia peçamos ao Senhor, o Bom Pastor, que envie bons operários à sua vinha.
“Aos jovens, especialmente a quantos se sentem distantes ou olham a Igreja com desconfiança, gostaria de dizer: deixai-vos fascinar por Jesus, dirigi-Lhe as vossas perguntas importantes, através das páginas do Evangelho, deixai-vos desinquietar pela sua presença que sempre nos coloca, de forma benfazeja, em crise. Ele respeita mais do que ninguém a nossa liberdade, não Se impõe mas propõe-Se: dai-Lhe espaço e encontrareis a vossa felicidade no seu seguimento e, se vo-la pedir, na entrega total a Ele.” (Papa Francisco na mensagem para o 61° Dia Mundial de Oração pelas Vocações)