Jesus disse a eles: ‘Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.’ Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos:
Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Esta aproximação acontece principalmente a partir dos apelos que chegam até nós nos sofrimentos, nas dores, nas necessidades não satisfeitas, na fome, na miséria, na culpa, na falta de fé, no desconhecimento de Deus, na falta de sentido de vida, na violência, enfim, em tudo o que exige de nós uma resposta de amor, que é o fundamento de todo apostolado, de todo seguimento de Jesus. Deixando tudo o que estamos fazendo, devemos ser a resposta viva de Deus para todos esses apelos. E Beata Catarina Troiani é para todos nós um exemplo vivo de resposta positiva à Deus. Nada parecia sacrifício para ela, mas tudo ela dedicava a Deus e em cada momento que conseguia resgatar uma criança escravizada, abandonada ou excluída, ela sentia a grandiosidade do amor de Deus por todos nós. Deus jamais nos abandona, ela envia anjos para conseguir nos salvar quando nos encontramos em tribulações e por isso mesmo quem leva a paz e o bem por onde passa, essa pessoa recebe em bênçãos todo amor que ela espalha. E Irmã Catarina sempre espalhou pelo mundo o imenso amor de Deus por todos nós. Ele deu seu Filho amado para que a gente tivesse a salvação de nossos pecados, por isso mesmo ele espera que façamos esse mesmo bem para todos os irmãos.
“Experimentei uma indizível emoção ao ouvir cantar as Irmãs, as orfãzinhas e as mouras, ao todo mais de sem, os louvores de Deus em árabe, em francês e em italiano; nem pude cantar de tanto emocionada e apenas acompanhei com o coração.”
Beata Catarina Troiani