Madre Catarina e a devoção à São José.

Nossa fundadora, Madre Catarina Troiani, tinha uma devoção muito especial com São José. Em seus escritos e em outros livros que contam sobre sua vida e a obra apostólica, percebemos que em todos os momentos ela pedia a ajuda e intercessão de São José.

Um fato muito marcante, que consta em um dos livros que contam sobre sua vida, é da obra do resgate. Logo no início da missão no Cairo, em 1859, abriram uma escola para a instrução de meninas.
Porém, naquele tempo era muito praticado no Egito o comércio de escravos. Dessa forma, um sacerdote genovês, sabendo desta realidade dolorosa quis dedicar-se ao resgate das meninas, que eram libertadas e enviadas aos diversos mosteiros para serem educadas.
Quando este sacerdote soube que havia se estabelecido no Cairo um Instituto de Irmãs Franciscanas, enviou uma menina para saber se era possível acolhê-las e instituir um colégio para elas.
Assim foi fundada a Vinha de São José, que foi confiada à proteção do titular do Mosteiro: São José. Esta foi a obra que deu o caráter verdadeiramente missionário à instituição do Cairo.
Depois deste acontecimento, São José passou a ser o patrono especial daquela obra e de forma muito particular, na vida de Madre Catarina.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
X