No Evangelho de hoje os fariseus perguntam a Jesus: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Deus não admite o amor a si sem que este amor se torne gestos concretos de caridade. É por isso que hoje vemos no Evangelho que o primeiro e maior mandamento traz consigo um outro que é semelhante a ele. O primeiro exige de nós o amor a Deus e o segundo exige de nós o amor ao próximo.
Beata Catarina Troiani amava todas as pessoas e por isso mesmo levava a paz e o amor de Deus para todas as pessoas e principalmente para as crianças. Ela amava a Deus sobre todas as coisas e sabia que somente com esse amor divino dentro de seu coração ela poderia amar o próximo como a ela mesma. Fazia todo bem e espalhava toda paz, pois ela tinha tudo isso de sobra em seu coração.
“Nenhum obstáculo pode jamais se opor à vontade divina, e tudo cede às ordens de Deus, sejam quais forem a malícia humana e os esforços terrenos e diabólicos”.
Beata Catarina Troiani