Conheça a história da mártir que também é intercessora dos que sofrem com doenças bucais
No dia 9 de fevereiro, a Igreja celebra a festa de Santa Apolônia, a padroeira dos dentistas. Ela também costuma ser invocada por aqueles que sentem dores nos dentes e sofrem com doenças bucais. Mas você sabe por quê? A gente resume esta história.
Em Alexandria, no último ano do reinado do imperador Felipe o Árabe (249 d.C.), teve início uma perseguição contra os cristãos. Os soldados os arrastavam para fora de suas casas, matavam e saqueavam suas propriedades. Tudo isso porque um profeta de Alexandria anunciou que ocorreriam desastres por causa da presença daqueles que não adoravam os deuses pagãos.
Santa Apolônia estava em meio aos que professavam a fé cristã. E, como muitos, sofreu as consequências por isso. Os soldados a capturaram e quebraram todos os seus dentes. Eles fizeram uma fogueira e ameaçaram queimá-la viva caso não blasfemasse contra Cristo ou invocasse os deuses pagãos. Mantendo-se firme em nome de sua fé, ela se recusou e rapidamente se lançou ao fogo. Ardeu até morrer.
Depois de seu martírio, os dentes de Apolônia foram para vários mosteiros. Existe um dente e um pedaço de sua mandíbula no Mosteiro de Santa Apolônia em Florença, Itália.
Ela é representada segurando pinças que apertam um dente.
Oração a Santa Apolônia
“Óh bom Deus. Rogamos que a intercessão da gloriosa mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca. Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas. Afastai, se possível, a amargura das dores de dente. Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana, e nos seja dado usufruir de vosso reino. Santa Apolônia, intercedei a Deus por nós. Amém.”
Fontes: ACI Digital e Cruz Terra Santa via Aleteia Imagem: Wikipedia