Por Beata Catarina Troiani
Evangelho: Lucas 1,5-17
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão
e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.
Beata Catarina Troiani nos ensina que não se colhe frutos sem plantação e sem regar sempre através da oração e que sofrimentos são o caminho para uma contemplação de nossa salvação. Que Beata Catarina Troiani continue assim nos conduzindo ao caminho da paz e do bem. Que através do exemplo e da vida entregue aos desígnios de Deus como fez Madre Catarina Troiani também nós possamos perceber o quão magnífico é viver uma vida de entrega às pessoas que de nós necessitam e tentarmos encontrar em cada irmão o rosto de Cristo crucificado que espera de nós apenas aquilo que pedimos a Ele. Ou seja, fazer aos outros aquilo que queremos receber. Que Beata Catarina Troiani através de seu exemplo possa colocar em cada coração uma migalha de sua fé, de seu desprendimento, de seu amor para com o próximo e de sua comunhão diária com Deus para que um sejamos dignos de estar na presença do Pai Eterno com leveza na alma e a sensação que fizemos tudo que podíamos para ser melhores.